terça-feira, 26 de julho de 2011

Welcome to Shama Town


Realizador: Wei Ran Li
País: China
Ano: 2010
Elenco: Honglei Sun, Chiling Lin, Lichun Lee, Jian Ma, Haibo Huang, Bingkun Cao, Wei Gan

Se existisse uma evolução natural ao género da comédia, o humor chinês (continental) estaria colocado algures entre os Three Stooges e o Camilo de Oliveira. Inútil dizer que o olhar ocidental, gasto pela subversão, digere particularmente mal esta mistura de “slapstick” com trocadilhos inofensivos e previsíveis. Se acrescentarmos para mais a dimensão extremamente popular e auto-centrada, o humor do Império do Meio parece estar condenado ao limbo das incompreensões culturais.

Ainda assim, filmes como Welcome to Shama Town marcam timidamente a evolução do género para um registo mais semelhante ao humor "progressista" de Hong Kong.

Chefiada por um presidente da câmara tão ambicioso como ingénuo, a vila de Shama é um “cu de judas” perdido no deserto chinês. Todos os dias os aldeões desempenham performances patéticas para turistas inexistentes na esperança de converter o local num famoso parque de diversões. Tudo isso por causa de uma lenda segundo a qual um ilustre ladrão teria enterrado lá a sua opulenta fortuna acumulada ao longo dos anos. Diariamente ameaçado pelo presidente regional que quer reconverter a aldeia na produção de tomates, Tang, o presidente da câmara, resolve apresentar alguns objectos encontrados a um conjunto de especialistas em antiguidade na esperança de popularizar a região. Os antiquários espantados pela descoberta fingem o seu desinteresse e organizam com um líder da máfia local uma burla para sacar aos habitantes de Shama o seu tesouro inestimável.

Com um estilo bastante peculiar, o realizador Li Wei Ran apresenta uma produção sincera que aposta na originalidade. Entre as paisagens de “faroeste” e o folclore de um vestuário Kustorica, o filme surpreende visualmente e atrai pela sua estética não convencional num universo cinematográfico tradicionalmente muito formatado. Sem ser um panfleto político, Welcome to Shama Town coloca em oposição os sonhos dos pobres abandonados do interior com o cliché moderno do milionário patético. Entre o taiwanês hipócrita e o megalómano que se dá o luxo de chefiar um chinês de 2m, uma pop star e um caucasiano, o filme faz a caricatura de uma China moderna, ridícula pelo seu “novo-riquismo” e que contrasta com a sinceridade e ingenuidade brilhantemente interpretada por Hong Lei Sun (Tang).

Sem ser hilariante, com severas quedas de ritmo, o filme acumula as imperfeições que condenam Welcome to Shama Town, apesar do esforço, a manter-se modesto enquanto poderia ter sido muito mais. Li Wei Ran, na sua primeira realização, assina um filme simpático que augura do melhor para o futuro do realizador… O percurso é grande para chegar ao nível de um Kung Fu Hustle mas não é de certo inalcançável.

Nota: 3.5/6


Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter