quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Informática, Etnias e Publicidade



"Uma campanha promocional de software da Microsoft que visa aumentar a produtividade no local de trabalho arrisca-se a diminuir, ainda que por pouco tempo, a produtividade em vários escritórios e computadores do mundo. É que a imagem da campanha, com dois homens e uma mulher, um asiático e um negro, foi alterada no braço polaco da Microsoft. O negro transformou-se, por um acto de decapitação Photoshop, num branco...

Brincadeiras online à parte, a Microsoft já se desculpou pelo sucedido e garante estar à procura do responsável pela troca na Polónia. “Estamos a analisar os pormenores desta situação”, diz um porta-voz do gigante informático em comunicado. “Pedimos desculpa e estamos a tratar de retirar a imagem”. No Twitter, a Microsoft escrevia ontem: "Erro de fotografia no site de marketing - sinceras desculpas".

No site da Microsoft polaca, a fotografia já voltou a ser idêntica à do site norte-americano: o trio composto por um asiático, um negro e uma mulher numa sala de conferências, de ar bem disposto.

A gaffe foi assinalada terça-feira, quando vários tweeters e bloggers, incluindo os participantes no Photoshop Disasters (onde o caso ainda está em destaque), fizeram notar a alteração racial operada pela filial polaca da Microsoft. As duas imagens foram postas a circular e as reacções foram de indignação pela troca racial mas também de humor face aos problemas técnicos que a operação de troca de cabeças denotava: a cabeça foi trocada, mas não as mãos – na foto adulterada, a cabeça era de um homem caucasiano, mas a mão em cima da secretária era ainda do participante original da sessão fotográfica.

Outro detalhe: o computador que o mesmo homem tem em cima da mesa é, na verdade, um produto da concorrência. Trata-se de um Mac, da Apple, mas sem o símbolo da famosa maçã na tampa do portátil."


Publico
As orientações publicitárias se baseiam sempre sobre um estudo da população, ou seja de uma ideia global da cultura e psicologia do país. Difícil dizer aqui quem é realmente o ofendido… Uma empresa multinacional que adapta uma publicidade a um padrão racista porque considera que esse padrão é mais adaptado aos gostos dessa população ou a etnia substituída por outra. Para os gestores marketing da Microsoft passamos a saber que Polaco = Racista. Por outro lado esse tipo de gestão marketing é muitas vezes efectuado por órgãos locais, logo nesse caso por Polacos. Como tal podemos concluir então que para os polacos da Microsoft Polaco = Racista, e eventualmente e mais simplesmente que os polacos se sabem racistas. Inútil dizer que me sentiria bastante ofendido se fosse Polaco e não racista, e bastante triste por ver a fria adaptação e assimilação de uma característica abominável, o racismo, como elemento inalienável do meu povo.
Por outro lado, se de prime a bordo as pessoas de cor são aquelas que se deveriam sentir realmente ofendidas por essa alteração. Microsoft poderá sempre salientar que o preto é o único a ter um Mac, algo considerado deficiência pela Microsoft, e que como tal a empresa não quis colocar um tão vil e explosivo aparato nas mãos de uma etnia não branca.
Única certeza, os polacos racistas ou não, tem um serio deficit na formação de designers quando se vê a pobreza do trabalho realizado para uma empresa multi bilionária internacional.

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