quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Dude looks like a lady


Ao 5.º dia de provas em Berlim, eis que surge um novo fenómeno. Aos 18 anos, a sul-africana Caster Semenya tornou-se campeã do mundo nos 800 metros, com uma marca fantástica de 1:55.45 minutos, deixando a concorrência a milhas e tornando-se o principal destaque de um dia onde Yusuf Saad Kamel venceu os 1.500 metros e Usain Bolt se apurou para as "meias" dos 200 metros.

Porém, quem vê Semenya, plena de força (e levando em conta a tenra idade), tem dificuldade em dizer que é uma rapariga. A própria IAAF está consciente disso e assegura que já está a investigar o caso a fundo. A dúvida sobre o sexo de Semenya já vem de há algum tempo mas a forma como venceu folgadamente em Berlim levantou ainda mais interrogações.

Possante como é raro ver-se nas pistas - com traços masculinos ainda mais acentuados que em Pamela Jelimo, a queniana de 20 anos campeã olímpica em 2008 -, Caster só foi descoberta para o atletismo em campeonatos escolares em 2007, em Port Elizabeth.

Depois do Mundial de Juniores, fecharia 2008 com 2.04.23 minutos nos 800 metros e em janeiro deste ano mudou-se para Pretória, para treinar com Michael Seme, que viu nela um verdadeiro "diamante por lapidar". Da queda do recorde júnior, em março, até ao ouro em Berlim, foi um ápice.

As suspeitas levantadas inclusive pela IAAF não surprenderam o seu treinador, que compreende "que se coloquem essas perguntas, porque de facto parece um homem". "A curiosidade é humana", afirma.

Esta não é a primeira vez que a sexualidade de uma atleta é questionada. O caso mais famoso é o da polaca Stella Walsh, medalhada nos Jogos Olímpicos de Los Angeles'1932 e de Berlim'1936. A suspeita só se confirmou quando morreu, em 1988, e ficou provado que os genitais externos não tinham a aparência física de nenhum dos sexos...



Impressionante a delicadeza da empresa desportiva, se o gajo for uma gaja mesmo podemos dizer adeus a sua auto-estima... Mas claro, é um gajo! Olha pa'quilo pa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter